acervo bibliográfico

Aqui você encontra algumas publicações sobre ou relacionada à Helenita Sá Earp.

Teses e dissertações

 

 

MEYER, André. Dança e Ciência: Estudo acerca de Processos de Roteirização e Montagem Coreográfica baseados em Formas e Padrões de Organização Biológicos a partir dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá EarpRio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012 (Tese de Doutorado). 

MOTTA, Maria Alice Monteiro. Teoria Fundamentos da Dança: uma abordagem epistemológica à luz da Teoria das Estranhezas. (Dissertação de Mestrado) Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2006.

MIYAABARA, Renata Aparecida. Papel do conteúdo curricular Dança na formação do licenciado em Educação Física. (Dissertação  de Mestrado) São Paulo: Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física. Universidade São Judas Tadeu, 2011.

 

 

BRITTO, Waleska Lopes de Almeida. A intencionalidada na dança. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Artes e Comunicação Social, Departamento de Ciência da Arte, 2008. 

 

 


 

SEIDLER, Lara. Dancidade: gesto como campo de circulação de forças. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes, Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, 2012. 

 

 

 
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

Monografias

 

BOTELLI, M. E.; EIZEMBERG, R.; TROTTA, M. Dança na Educação Infantil: uma abordagem a partir do método de Helenita Sá Earp. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FLORÊNCIO, Flávia Simone. Deficientes intelectuais: aprender e apresentar uma coreografia sem auxílio de professores. Universidade Tuiti do Paraná. Curitiba, 2010.

 

image.png

Artigos

 
 

EARP, Ana Célia de Sá. Princípios de conexões dos movimentos básicos em suas relações anátomo-cinesiológicas na dança segundo Helenita Sá Earp. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós - Graduação em Artes Cênicas. 2010, São Paulo. V Congresso da Abrace. São Paulo: ABRACE, 2010. v. 1. p. 1-7.

GARCIA, E.M.; EARP, A. C.; MEYER, A.; VIEYRA, A. Dança e Ciência: uma reflexão preliminar acerca de seus princípios filosóficos. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ, v. 2, p. 63-69, 2009.

EARP, A. C. S. ; LIMA, A. M. A. Reflexões sobre a roteirização do documentário Dançar: a vida de Helenita Sá Earp. In: VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós - Graduação em Artes Cênicas, 2012, Porto Alegre. Anais do VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós - Graduação em Artes Cênicas: Vestígios, Ressonâncias e Mutações. Porto Alegre: ABRACE, 2012

 v. 1. p. 1-6

 

MEYER, André; EARP, Ana Célia ; DAMASCENO, M. T. ; SEIDLER, L. ; TARDIN, R.G. ; PERES, M. S. The pedagogical use of dance films: notes on the script making of the documentary 'Just Dancing' - a film about the life and work of Helenita Sá Earp. International Education and Research Journal, v. 2, p. 72-76, 2016.

 

MEYER, André. Helenita Sá Earp e suas propostas para abordagens criativas da formação técnica de intérpretes na dança contemporânea. In: I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 1999, São Paulo. Anais do I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 1999. v. 1.

EARP, Ricardo Sá. Aspectos Comuns da Matemática, da Metafísica e das Artes. Revista Unimar, Universidade Estadual de Maringá, n.º 14, v. 1, p.75-93, 1992.

 

MEYER, André; EARP, Ana Célia Sá; VIEYRA, Adalberto. Dance and science: the role of intermediatic poetic movement as a pathway for scientific divulgation in the contemporary arts realm. Internacional Journal of Humanities and Social Science, v. 5,p. 28-36, 2015.

 

 

MEYER, André. A Dança da Unidade na Diversidade em Helenita Sá Earp. In: VIII Congresso Brasileiro da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2014, Belo Horizonte. Anais do VIII Congresso Brasileiro da Associação de Pesquisa e Pós-graduação

em Artes Cênicas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. v. 1. p. 1-7. 

 

MEYER, André. Helenita Sá Earp e suas propostas para abordagens criativas da formação técnica de intérpretes na dança contemporânea. Anais do I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. v. 1, 1999.

 

MEYER, A.; EARP, A. C. S.; COHEN, S. Processos de criação da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ no contexto da

Ciência & Arte. Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade, v.1 n.1, p. 235-251, 2014.

 

MEYER, André. Imagem, corpo e dança no pensamento de Gaston Bachelard. Reflexão, Campinas, 31 (89) p. 59-66 Jan/Jun 2006. 

MOREIRA, A. A. ; PERES, M. S. Percurso Oku Abo no contexto da Lei 10.639/2003: complexo cultural dos povos tradicionais de terreiros na

UFRJ. Polêmica, v. 13, p. 1, 2014.


MEYER, A. Um estudo preliminar acerca da criação de uma oficina de dança para o ensino da homeopatia utilizando os fundamentos de

dança de Helenita Sá Earp. Revista de Homeopatia. V. 76, n. 3/4, 2013.  

MOTTA, Maria Alice Monteiro. Transmissão Corpo-Oral - O Élan Vital de uma pesquisa acadêmica nunca publicada. Revista Garrafa -

Ed. Nº 13 - Volume II. Abril - Junho 2007. 

 

 

TAVARES, Otávio. Um intercambio quente no início da guerra fria: um estudo de caso. Disponível em: <http://www.lusofilia.eu/CESPCEO/Artigo-19.htm.> Acessado em: 13 jan. 2012.

 


 

AMARAL, F. P. do / CHAIGNET, E. B. T. Dança na UFRJ – Um capítulo do ensino universitário de dança no Rio de Janeiro. Universidade

Federal de Viçosa - UFV. Janeiro - Junho 2014. Revista de Ciências Humanas, Viçosa , v. 14, n. 1, p. 96-105. 

 

MEYER, A. / EARP, A.C. de S / VIEYRA, A. Dance and Science: The Role of Intermediatic Poetic Movement as a Path way for Scientific Divulgation in the Contemporary Arts Realm. Journal of Humanities and Social Science. Vol. 5, No. 6; June 2015. 

 

MEYER, André; EARP, A.C. ; DAMASCENO, M. T. ; SEIDLER, L. ; TARDIN, R.G. ; PERES, M. S. . The pedagogical use of dance films: notes on the script making of the documentary 'Just Dancing' - a film about the life and work of Helenita Sá Earp. International Education and Research Journal, v. 2, p. 72-76, 2016.

PERES, M. S. ; MEYER, André. Leonídia: ela é doida?: Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica. Art Research

Journal, v. 3, p. 66-81, 2016.

OLIVEIRA, Victor Hugo Neves de. Corpo, dança e contexto: apontamentos sobre a técnica da dança em abordagens plenas. Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança. UFBA, 2013


 

PERES, Marta Simões. Paratodos: Dança, Polifonia e Produção Partilhada do Conhecimento. Interagir, UERJ, 2015.

PEREIRA, Patrícia Gomes. Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ. Espaço de pesquisa e formação de intérpretes contemporâneos. Anais do III Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança. Comitê Dança em Mediações Educacionais – Maio/2013. 

 

MEYER, André; EARP, Ana Célia de Sá; CARNEIRO, Mateus Paiva Chagas. A ecoperformatividade e a poética das situações do corpo no espaço. Anais do V Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança. Natal: ANDA, 2018. p. 848-863.

 

 

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

GUALTER, Katya Souza, SOUZA, Maria Inês Galvão. Corpos em dança: Deslocamentos de tempos e espaços. Campinas: Disponível em: <www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/4540/4614> 2020.

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

APOSTILAS

GUALTER, Kátya Souza; PEREIRA, Patrícia Gomes. Fundamentos da Dança, de Helenita Sá Earp. Co-autoras Ana Célia Sá Earp e Glória Futuro Marcos Dias. 2000.

 

 

Livros e capítulos de livros

 

VIEYRA, Adalberto (editor); MEYER, André e EARP, Ana Célia de Sá. Helenita Sá Earp: Vida e Obra. Edição 1 - Volume 1. Rio de Janeiro, 2019. Registro na Biblioteca Nacional - Prefixo Editorial: 902221. ISBN: 978-65-902221-0-7. Esta publicação foi apoiada com recursos financeiros concedidos para o Projeto “O Papel e o Legado de Helenita Sá Earp na Dança Brasileira”. Edital Capes nº 13 / 2015 “Memórias Brasileiras: Biografias”. Processo 88887.130675 / 2016-00. 

 

VIEYRA, Adalberto (editor); MEYER, André e EARP, Ana Célia de Sá. Dança e Natureza: Um Ensaio sobre o Corpo Ambiental em Helenita Sá Earp. Edição 1 - Volume 1. Rio de Janeiro, 2020. Registo na Biblioteca Nacional - Prefixo Editorial: 902221 . ISBN: 978-65-902221-1-4 . Esta publicação foi apoiada com recursos financeiros concedidos para o Projeto “O Papel e o Legado de Helenita Sá Earp na Dança Brasileira”. Edital Capes nº 13 / 2015 “Memórias Brasileiras: Biografias”. Processo 88887.130675 / 2016-00. . 

MEYER, André. A poética da deformação na dança contemporânea. Rio de Janeiro: Monteiro Diniz, 2004.

GUALTER, Kátya, CARDOSO, Liana. (Organizadores) I Coletânea de Artigos do Departamento de Arte Corporal. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2000.

CARDOSO, Liana, Apresentação. Maria Helena Pabst de Sá Earp. As Atividades Rítmicas Educacionais segundo nossa orientação na ENEFD. Kátya Gualter e Liana Cardoso (Organizadores): Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2000.

CHULOY, Anatole; Manchester, P. W. The Dance Enciclopédia. New York: Simon and Schuster Publishers, 1967.

 

 

BLOGS

A Dança na UFRJ - Teoria Fundamentos da Dança. Muriaé / Minas Gerais. 29/10/2011.

LIMA, Diógenes. A Grande Dama da Dança Brasileira. 16/02/2010. In blog: Blog Um Filho da Mãe Gentil. 

RAW, Andrea. Site Dança Moderna. Pioneiros no Brasil: Helenita Sá Earp. Site Dança Moderna. 10/04/2015. 

 

 

Topologias e logotopias do ser em Saraboke: Igor Fagundes. 

 

HELENITA Sá Earp. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019.

1273751-internet-icon-png-50-px-internet
1273751-internet-icon-png-50-px-internet
1273751-internet-icon-png-50-px-internet
1273751-internet-icon-png-50-px-internet
1273751-internet-icon-png-50-px-internet